Nevo Displasico

Tratamentos

Nevos Displásicos são lesões disformes, que podem ter formatos irregulares e vários tons. Pessoas que possuem esse tipo de nevo são mais propensas a desenvolver o melanoma, tipo mais agressivo de câncer da pele. Pesquisas afirmam que pessoas com dez ou mais nevos displásicos possuem 12 vezes mais chance de desenvolver o melanoma.

Pessoas que possuem muitos nevos devem ficar atentas, pois o melanoma não apresenta sintomas muito alarmantes, por isso, qualquer mudança em pintas suspeitas é sinal para procurar o dermatologista. Fique atento a sangramentos nas pintas, formação de “casquinhas” ou pequenas úlceras, inchaço, mudança de cor para preto ou azulado. Pode ser difícil distinguir nevos displásicos de melanomas em estágios iniciais. Por esse motivo, geralmente é realizada a retirada de um nevo displásico, pois é a melhor maneira de diferenciá-lo do melanoma. O mapeamento corporal é uma forma examinar as características do nevo, pois amplia a imagem e permite a visualização de estruturas internas e de cores invisíveis a olho nu, evitando `as vezes a retirada cirúrgica desnecessária. Porém, quando o dermatologista precisa do exame histopatológico faz-se a retirada cirúrgica. 

 Para prevenir-se é importante usar chapéus, camisetas, evitar a exposição solar entre 10 e 16h (horário de verão), usar filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou diversão.