Mapeamento Corporal e Dermatoscopia Digital

Tratamentos

O mapeamento corporal permite a identificação de critérios indicativos de malignidade das lesões (sinais, pintas), não visíveis a olho nu. Essa técnica consiste em uma câmera especial e um microscópio digital acoplados a um computador, permitindo a análise mais precisa, o registro e o armazenamento das imagens para comparação da evolução dos sinais com o passar do tempo.

A grande utilidade desta técnica é no acompanhamento e seguimento de pacientes de risco para o câncer de pele, especialmente aqueles com múltiplos nevos clinicamente atípicos (sinais de pele irregulares), nos quais seria extremamente difícil, e não indicado, a remoção cirúrgica de todos esses sinais.

 O exame sequencial permite a comparação com imagens anteriores e detecção imediata de alterações sugestivas de malignidade, permitindo o diagnóstico muito precoce de melanoma, mesmo quando a lesão ainda não preenche critérios clínicos para o diagnóstico.

 Esta técnica também permite diminuir as biópsias e cicatrizes desnecessárias, visto que os sinais que se mantêm estáveis durante o tempo não necessitam remoção.