Acne

Tratamentos

A acne é uma doença que, apesar de estar bastante relacionada à puberdade, pode acometer também os adultos, principalmente as mulheres. A acne deve ser tratada o mais precocemente possível, para evitar que surjam cicatrizes nos locais das lesões.

 O tratamento da acne vai depender do seu tipo, e inclui o uso de cremes à base de ácido salicílico, peróxido de benzoíla, retinoides (tretinoína, adapaleno), antibióticos (clindamicina e eritromicina, de preferência associados, no mesmo produto, aos retinoides ou peróxido de benzoíla) e ácido azelaico. Há ainda a possibilidade de se utilizar procedimentos complementares que ajudam no controle da acne, como  extração de “cravos”, drenagem de abscessos, infiltração com corticoides, peelings químicos, microdermabrasão, alguns tipos de laser e luzes.

A isotretinoína oral (Roacutan) foi aprovada em 1990 no Brasil, e desde então, nunca foi retirada do mercado. Assim, a experiência mundial, de aproximadamente 40 anos desde a sua introdução, é de que é uma droga segura e altamente eficaz, ou seja, droga de escolha para casos resistentes às outras formas de tratamento.